Ferramentas IV – Serviços Online

em

Este será o último post desta série, onde descrevo as ferramentas que mais utilizo no dia a dia para o controlo das minhas finanças pessoais. Desta vez irei descrever os sites que mais utilizo.

Esta série de posts inclui também os seguintes:

Morninstar

A Morningstar é uma empresa sede em Chicago, nos Estados Unidos, que fornece dados e análises de investimentos independentes e é um dos nomes mais respeitados na área do investment research.

A empresa tem um sistema de ratings que é mundialmente conhecido e, apesar de ter começado por classificar apenas fundos de investimento, agora também analisa e classifica um conjunto alargado de ações.

É uma ferramenta mais indicada para um Value Investor, ou seja, alguém cuja estratégia de investimento assenta no investimento em empresas que aparentam estar a negociar abaixo do seu valor intrínseco e apostam na sua valorização a prazo.

Utilizo este site para consultar a análise, muito completa, dos analistas a uma determinada empresa em que eu esteja interessado. A informação disponibilizada inclui a análise técnica e fundamental, a informação relacionada com os dividendos e as taxas de retorno em vários prazos e a classificação que a morningstar dá à empresa.

O sistema de ratings da morningstar é um sistema baseado em estrelas, de uma a cinco, em que uma estrela significa que a empresa está muito sobrevalorizada e não é aconselhado o investimento e cinco estrelas significa que é um investimento com forte potencial de investimento. Além disso, também é indicado o valor justo como referência.

A Morningstar também nos permite a gestão de uma ou várias carteiras de ações e o seu sistema X-Ray é uma das melhores ferramentas existentes para analisar as alocações do portfolio.

Com o X-Ray ao nosso portfolio podemos consultar a alocação por tipos de ativos, setores, tipos de ação, zona geográfica, etc.

Temos ainda vários indicadores como o valor pago em taxas e a taxa média de dividendos, entre outros.

Para referência, a informação do nosso portfolio é comparada com a do índice S&P 500.

É de salientar que algumas destas funcionalidades, como o sistema de ratings, por exemplo, apenas estão disponíveis aos subscritores do serviço Premium.

Existem vários sites específicos por país como, por exemplo, o morningstar.pt para Portugal. No entanto, a informação e os produtos disponibilizados são específicos por mercado e, como eu invisto em ações americanas, o site indicado para mim é o americano (morningstar.com).

Seeking Alpha

O Seeking Alpha é um serviço de conteúdos em crowd-sourcing, ou seja, em que o conteúdo é fornecido por uma base de contribuidores independentes que usam esta plataforma para partilharem as suas análises e opiniões.

Os artigos disponíveis cobrem uma alargada gama de ações, classes de ativos, produtos e estratégias de investimento. Alguns destes artigos apenas estão disponíveis para os subscritores do serviço premium, mas mesmo o serviço básico, que eu utilizo, é de grande utilidade para o investidor.

Utilizo este serviço por dois motivos principais.

Em primeiro lugar, tem a informação mais completa sobre dividendos de todas as outras ferramentas que conheço. Disponibiliza a informação relativa ao histórico, ao crescimento de dividendos em vários períodos temporais, o número de anos de crescimento de dividendos consecutivos, a data ex-dividendo, etc.

Permite criar portfolios e watchlists e as notícias e análises dos contribuidores são filtradas pelas empresas que compões os nossos portfolios.

Depois, como os artigos são escritos por contribuidores independentes, temos variadas opiniões sobre as mesmas empresas. É comum termos um artigo a aconselhar a compra de um determinado ativo seguido de outro com uma opinião completamente contrária, o que nos dá várias perspetivas para analisar.

Yahoo! Finance

O serviço Yahoo! Finance é, também, um dos mais conceituados do mercado.

Ele fornece notícias financeiras, dados e comentários, incluindo cotações de ações, press releases, relatórios financeiros e conteúdo original. Também oferece algumas ferramentas online para gerir as finanças pessoais.

Utilizo este serviço sobretudo para consultar as notícias e as recomendações de compra ou venda de determinada empresa que esteja a analisar.

Finviz

O Finviz é uma plataforma de pesquisa de ações que oferece ferramentas gratuitas e premium que os investidores podem usar para gerar ideias e encontrar oportunidades para negociar ações, forex e futuros.

Os utilizadores do site têm acesso às últimas notícias financeiras, mapas de mercado, ferramentas e gráficos comparativos, acompanhamento de portfólios, filtros avançados e ferramentas de desempenho.

Utilizo este serviço apenas pelo seu screener que é o mais completo ao nível dos critérios de pesquisa e também para consultar as insider trades, isto é, os negócios que os membros da direção das empresas efetuaram em ações da própria empresa.


E assim, termina esta serie de posts relativos às ferramentas que eu utilizo. Se utilizam e recomendam alguma que eu não tenha indicado, por favor deixem um comentário.

Bom domingo.

RBhttps://www.casacomtodos.com
Informático, de profissão e vocação, adora fazer caminhadas, correr, ver séries e ler livros de finanças pessoais. Destas, apenas 2 são mesmo verdade.

Deixar um comentário

ATUALMENTE A LER

[td_block_16 sort=”popular” td_ajax_preloading=”preload” custom_title=”MAIS POPULARES”]

COMENTÁRIOS RECENTES